neb ufpa

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA – PGEDA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA – NEB

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA – EDUCANORTE –  ASSOCIAÇÃO PLENA EM REDE

Aprovado pela Capes em 05/04/2019, o primeiro Doutorado em Educação em Rede do País, denominado Educação na Amazônia – EDUCANORTE, articula 40 pesquisadores de 9 Universidades Federais e uma Universidade Estadual da Região Norte: UFPA, UFAM, UFOPA, UFT, UFAC, UNIFAP, UFRR, UNIR e UEA, para a formação de novos doutores que devem estudar, prioritariamente, a educação na Região, cujos objetivos são:

O Curso de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE, tem a Educação como área de concentração e está estruturado em torno de três linhas de pesquisa, que consolidam subáreas específicas da área de educação: 1) Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo; 2) Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação e 3) Saberes, Linguagem e Educação e obedecerá ao fluxo curricular estabelecido no Regimento do Curso a seguir detalhado:

1º semestre letivo: Disciplina Obrigatória do Programa; Atelier de Pesquisa I e Vivência no Grupo de Pesquisa I.

2º semestre letivo: Disciplina Obrigatória de Linha de Pesquisa; Atelier de Pesquisa II; Vivência no Grupo de Pesquisa II; Atividades Acadêmicas de Produção Intelectual e Validação do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira.

3º semestre letivo: Atelier III e a Vivência no Grupo de Pesquisa III.

4º semestre letivo: Atelier IV, Vivência no Grupo de Pesquisa IV e Acadêmicas de Produção Intelectual.

5º semestre letivo: Qualificação da Tese correspondendo.

6º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.

7º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.

8ºsemestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.

A partir do 3º semestre o doutorando poderá cumprir a uma Disciplina Optativa.

Neste percurso, o doutorando deverá cumprir 8 créditos de disciplinas obrigatórias; 4 créditos de disciplinas optativas; 14 créditos de atividades práticas e 12 créditos de defesa de Tese, perfazendo o total de 38 créditos, desenvolvidos em 960 horas.

Nas disciplinas práticas 1 crédito equivale a 30 horas

Acesse o site do EDUCANORTE: https://educanorte.propesp.ufpa.br/