PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA – PGEDA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA – NEB
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA – EDUCANORTE – ASSOCIAÇÃO PLENA EM REDE
Aprovado pela Capes em 05/04/2019, o primeiro Doutorado em Educação em Rede do País, denominado Educação na Amazônia – EDUCANORTE, articula 40 pesquisadores de 9 Universidades Federais e uma Universidade Estadual da Região Norte: UFPA, UFAM, UFOPA, UFT, UFAC, UNIFAP, UFRR, UNIR e UEA, para a formação de novos doutores que devem estudar, prioritariamente, a educação na Região, cujos objetivos são:
Contribuir para a produção integrada de conhecimentos acadêmico-científicos sobre a Educação na Amazônia e áreas correlatas, por meio da execução de projetos de pesquisa, guardando coerência com as linhas propostas no Programa.
Atender, em rede, à demanda de formação e capacitação de recursos humanos em nível de doutorado para o ensino superior e para a pesquisa na Educação e áreas correlatas na Região Amazônica.
Contribuir para a consolidação de grupos de pesquisa nas diferentes instituições envolvidas e da qualidade acadêmico-científica nas publicações e outras contribuições, buscando a excelência da produção sobre Educação e Educação na Amazônia, na qualidade de área de conhecimento.
Colaborar para a qualificação das políticas e práticas educativas implementadas na Amazônia e, especialmente, no enfrentamento da baixa qualidade da educação básica na Amazônia, revelada em seus diferentes indicadores oficiais.
Fortalecer as diferentes ações formativas desenvolvidas por comunidades tradicionais da Amazônia, escolares ou não, promotoras do reconhecimento e da valorização dos povos e das culturas tradicionais.
Disseminar conhecimentos, por meio de eventos técnico-científicos nacionais e internacionais, relacionados às áreas da Educação e da Educação na Amazônia, buscando articulação consistente entre pesquisadores e profissionais da educação das diferentes instituições envolvidas.
O Curso de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE, tem a Educação como área de concentração e está estruturado em torno de três linhas de pesquisa, que consolidam subáreas específicas da área de educação: 1) Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo; 2) Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação e 3) Saberes, Linguagem e Educação e obedecerá ao fluxo curricular estabelecido no Regimento do Curso a seguir detalhado:
1º semestre letivo: Disciplina Obrigatória do Programa; Atelier de Pesquisa I e Vivência no Grupo de Pesquisa I.
2º semestre letivo: Disciplina Obrigatória de Linha de Pesquisa; Atelier de Pesquisa II; Vivência no Grupo de Pesquisa II; Atividades Acadêmicas de Produção Intelectual e Validação do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira.
3º semestre letivo: Atelier III e a Vivência no Grupo de Pesquisa III.
4º semestre letivo: Atelier IV, Vivência no Grupo de Pesquisa IV e Acadêmicas de Produção Intelectual.
5º semestre letivo: Qualificação da Tese correspondendo.
6º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.
7º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.
8ºsemestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.
A partir do 3º semestre o doutorando poderá cumprir a uma Disciplina Optativa.
Neste percurso, o doutorando deverá cumprir 8 créditos de disciplinas obrigatórias; 4 créditos de disciplinas optativas; 14 créditos de atividades práticas e 12 créditos de defesa de Tese, perfazendo o total de 38 créditos, desenvolvidos em 960 horas.
Nas disciplinas práticas 1 crédito equivale a 30 horas