neb ufpa

Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB

O Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) iniciou suas atividades em junho de 2015 vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), quando teve aprovado o seu curso de Mestrado Acadêmico pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPA, nos termos da Resolução Nº 4.720/2015.

No ano de 2017, com a criação do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) nos termos da Resolução Nº 765/2017-CONSUN, o PPEB desvinculou-se do ICED/UFPA e torna-se subunidade do NEB.

O curso de Mestrado é pertencente à área da Educação, tem como Área de Concentração a Educação Básica e foi formado originalmente por duas Linhas de Pesquisa: Currículo da Educação Básica e Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica. A partir de 2021, passou a ter uma nova Linha de Pesquisa: História da Educação Básica.

O Programa tem como objetivo formar pesquisadores nos níveis de Mestrado e, futuramente, no Doutorado, visando:

Projetar-se como referência nos estudos e pesquisas cujo foco se assenta nos fenômenos sociais relacionados à Educação Básica, na região amazônica em particular

Atualmente são 23 professores permanentes no Programa, com projetos de pesquisa ligados à Área de Concentração do curso. As pesquisas coordenadas pelos docentes orientadores são financiadas por órgãos de fomento como CNPq, CAPES e UFPA.

Além dos recursos captados pelos projetos de pesquisas, o PPEB recebe da CAPES, do CNPq, da Fapespa e cotas de bolsas de Mestrado às quais os alunos podem candidatar-se. No entanto, o atendimento à solicitação está condicionado à disponibilidade de bolsas.

Perfil do pesquisador a ser formado:

Acesse o site do programa clicando no link abaixo:
http://ppeb.propesp.ufpa.br/index.php/br/