neb ufpa

Apresentação

O Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica – NEB decorre da experiência de docentes em pesquisa, docência, gestão e avaliação da educação básica brasileira, especialmente amazônica, que se revela nos diferentes projetos de pesquisa, artigos, livros e demais produções publicadas ou apresentadas em eventos acadêmicos na área da educação. Nesse sentido a Educação Básica em particular a Escola Básica, tem se tornado um campo privilegiado de estudos e intervenção dos pesquisadores e estudantes que constituem esta Unidade Acadêmica.

A criação do NEB se justificou a partir dos desafios de democratização e de qualificação da educação básica na região amazônica. Para além do comprovado crescimento da oferta da educação básica no Brasil, no que se refere à ampliação das oportunidades educacionais em seus diferentes níveis, a educação brasileira, em particular a educação básica pública, ainda padece com problemas graves como a insuficiência de recursos e a baixa qualidade da sua oferta e isso precisa ser enfrentado por toda a sociedade, principalmente pela Universidade.

O Núcleo também resultou do ambiente nacional favorável para a construção colaborativa e democrática de um sistema nacional articulado de educação com a missão precípua de enfrentar os graves e crônicos problemas que atingem a educação pública brasileira, em especial a insistente desarticulação entre os níveis de ensino, notadamente entre o superior e o básico, que se opõe a uma importante e necessária concepção sistêmica de gestão educacional.

O NEB materializa, portanto, a participação integrada e proativa da Universidade Federal do Pará no projeto de melhoria dos diferentes indicadores da educação básica da região amazônica.