O VII Colóquio Luso-Afro- Brasileiro de Questões Curriculares, teve sua data de realização alterada, e acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de Fevereiro de 2025, na Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém, Pará/Brasil, no formato, exclusivamente, presencial. O evento visa reunir acadêmicos, estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área da educação, que se dedicam a investigar o campo dos Estudos Curriculares. A partir desta edição, o Colóquio sobre Questões Curriculares e Colóquio Luso-Brasileiro de currículo, eventos que se realizavam tradicionalmente de forma concomitante ao Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, passarão a se integrar somente neste último.
O evento, que vem ao longo de suas edições contribuindo consideravelmente para o debate de questões contemporâneas concernentes ao campo do currículo, propiciará aos pesquisadores dos países lusófonos, reflexões e socialização de experiências em investigações curriculares entre os países de Língua Portuguesa.
Ao mesmo tempo em que constitui um espaço científico privilegiado para a socialização de estudos e pesquisas, o evento conjunto favorece um intenso intercâmbio entre pesquisadores/as do Brasil, de Portugal e de Países Africanos. A riqueza, amplitude e complexidade dos temas que serão abordados contribuirão para ampliar o debate necessário ante os problemas e desafios que as questões contemporâneas trazem para o campo do currículo. Sendo um espaço privilegiado para a reflexão, discussão e troca de experiências, a realização do colóquio propiciará, também, maior aprofundamento do debate entre os profissionais de Educação, em geral, e do Currículo, em particular, de diferentes países, com destaque para os da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O tema central do Colóquio – O CURRÍCULO QUE INTERESSA A UMA EDUCAÇÃO BASEADA NA JUSTIÇA SOCIAL E AMBIENTAL constitui a referência das atividades organizadas a partir de quinze Grupos de Trabalhos (GT’s).
Dentre as múltiplas atividades do Colóquio destaca-se a apresentação e o debate de mais de seiscentos trabalhos no formato de comunicações orais, bem como as conferências plenárias, as discussões nas mesas redondas, as reuniões de grupos de pesquisadores e reuniões político-organizativas de entidades científicas e as atividades culturais.
Nesta edição, ante o crescimento do cenário de exclusão social, aprofundamento das complexidades de problemas sociais, bem como, de degradação ambiental, o evento traz como tema: O Currículo que interessa a uma educação baseada na justiça social e ambiental, fomentando discussões referentes às confluências do currículo a justiça social e às questões ambientais. O evento contará com conferências, socialização de pesquisas no formato de comunicações orais distribuídos em 15 GT’s, discussões em mesas redondas, reuniões político-organizativas de entidades científicas e atividades culturais.
Convidamos a todos para participar do evento e contribuir para o fortalecimento das discussões no campo.
(UERJ)
(UFPel)
(UFPA)
(UNICAMP)
(UCP)
(USP)
(UFT)
(UFPA)
(UFRN)
(UNIFAP)
(UFMS)
(UFRR)
(UFPA)
(UDESC)
(UNESA)
(Universidade do Minho)
(Universidade do Minho)
(UFPA)
(UFSC)
(UFPA)
(UFRJ/MEC)
(UFPA)
(UFPR)
(UFPB)
(Unisinos)
(UFBA)
(UFPA)
NEB - UFPA
viicoloquiolusoafrobrasileiro@gmail.com
Arte/Créditos:
Foto por:
Foto de: Robervaldo Rocha/ Marizilda Cruppe;
Projeto Gráfico: Wellington Mai, Pedro Victor e Marcelo de Jesus;